terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Muda de penas, renascimento dos galos

É amigos chegou o final de ano, é hora de dar férias aos nossos combatentes, todo criador sabe que em janeiro é o começo da renovação das penas dos nossos guerreiros, ou seja, é o período de muda. Muitos acham que o período mais importante é o do treinamento, ledo engano. A muda é tão importante que, se não for feita da melhor maneira, seu galo vai passar o ano todo com problemas. Por esse motivo vamos ter paciência e dar aos nossos galos todo o cuidado que eles necessitam. Meus amigos! Nossos atletas têm que chegar ao mês de abril totalmente renovado e com toda a saúde necessária para aguentar o trampo até o mês de dezembro, se mantendo com saúde e em forma para os treinamentos competições e até mesmo pós-competições. É por isso que quando chega o período de muda das penas devemos redobrar nossas atenções, pois é de suma importância que essa muda não seja interrompida até que a termine de forma completa. Não interrompa de forma alguma. Evitando que seu organismo fique debilitado e sem defesa.
Muitos criadores tratam esse período com descaso, justamente quando os galos precisam de maior atenção, mesmo não sendo uma doença, a muda de penas exige um enorme esforço para o organismo da ave. Segue abaixo as dicas do nosso amigo FCSouza: Assegurar tranquilidade total para a ave, evitando sustos e situações de estresse desnecessárias (galinhas e frangas na cocheira contribuem para muitas situações de excitação que podem ser contornadas); Evitar que sofram variações bruscas de temperatura, correntes de vento (é importante manter o galo ao abrigo de ventos cobrindo o alojamento do mesmo com panos ou sacos de ração); Fornecer uma alimentação com uma certa variedade de sementes (aqui usamos muito o girassol e o arroz com casca); As infestações por piolhos nesta época são frequentes, portanto é sempre bom abrir o olho neste período ( o top-line resolve este problema facilmente, sendo incorporado a ração); Um grande transtorno que aparece muito nesta época são as infestações por ácaros das vias respiratórias (ácaro da traquéia), a famosa ronqueira. Que pode ser combatida com Ivomec. Uma dica é acrescentar a batata-doce na alimentação dos galos, ela ajuda bastante na consistência e beleza das novas penas (não toque nas aves que estão mudando, nesta fase os novos cartuchos das penas se quebra muito facilmente, atrasando a muda que no normal dura de três a quatro meses); Nas últimas semanas, coloque os galos no passeador para se beneficiarem com os raios solares, isto ajuda a secar e fortalecer as novas penas.
O galo quando faz uma muda completa renasce, como se fosse uma fênix, acontece que após esta fase poderemos notar uma certa obesidade devido ao tempo parado e a alimentação um pouco mais pesada. Nada que não possa ser resolvido na temporada seguinte. O mais importante é a saúde, ver seus pupilos novos em folha na próxima temporada é a parte mais gratificante de todas. Abraços.

7 comentários:

  1. OLA TENHO UM GALO DE COMBATE ELE DAR MUITA ESPORA JA GANHEI UM BRIGA COM ELE MAIS QUANDO EU LEVO ELE EM OUTRA RINHA ELE FICA IGUAL UM GALINHA NAO PEGA BRIGA NEM COM UM PINTO !DEVO SACRIFICAR ESSE ANIMAL MESMO SENDO BOM DE ESPORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso! ele pode estar afinado
      vai demorar um pouco para ele pegar briga denovo

      Excluir
    2. Deixa ele com alguma galinha pra ele pegar fogo de briga de novo!

      Excluir
  2. Muito boa essas dicas,valeu mesmo,estou aprendendo muito com essas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Estou dando racao de cressimento com beterraba,pepino,tomate,cenoura. É bom ou ruim? Ele tem só 5 meses.

    ResponderExcluir
  4. Entao para começa a meche com hum galo no comeco de novembro para briga nao pode !

    ResponderExcluir